Master Classes

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FAMU - Escola de Cinema e Televisão da Academia de Artes Cênicas de Praga

03/10 • 16h • Hotel Fairmont

A FAMU - Escola de Cinema e Televisão da Academia de Artes Cênicas de Praga foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1947. É a quinta escola de cinema mais antiga do mundo. Entre seus alunos graduados estão muitos cineastas e roteiristas influentes.

A FAMU é membro fundador do CILECT (Associação Mundial de Escolas de Cinema), da Liga Europeia de Institutos de Artes (ELIA) e da Associação Europeia de Escolas de Cinema e Televisão GEECT. Recentemente, filmes produzidos pelos alunos de animação da FAMU foram exibidos nos festivais de Cannes, Oscar, Sundance, Berlinale, Toronto, e ganharam muitos prêmios em Annecy (o principal festival de animação do mundo). Algumas produções foram exibidas em mais de 150 festivais ao redor do mundo.

O filme “Daughter” produzido por Daria Kashcheeva, estudante da FAMU, foi o grande vencedor do Oscar de Animação estudantil de 2019 (Student Academy Awards).

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Aurel Klimt

PRAGA - REPÚBLICA CHECA

Renomado diretor e professor da FAMU (Escola de Cinema e Televisão da Academia de Artes Cenicas de Praga) é o convidado internacional do Festival Anim!Arte 2019. Nascido em Zilina, Eslovákia. Em 1999 ele se graduou pelo Departamento de Animação da FAMU. Desde então Aurel Klimt leciona na Instituição e foi chefe do Departamento de Animação da FAMU de 2006 - 2015. Ele trabalha em seus próprios filmes animados como escritor, animador, editor, além de ser produtor executivo e diretor. Klimt escreveu e encenou duas peças de teatro de bonecos. Em Malesov (75km de Praga), ele coordena o Studio ZVON.

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Vagas limitadas. Sujeito à lotação.

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história da animação tcheca

04/10 • 16h • Planetário do Rio

Aurel Klimt, renomado diretor, professor e animador representando a FAMU, apresenta um panorama histórico da animação tcheca.

Incluindo nomes de grandes mestres da animação como Jan Švankmajer, Jiri Trnka, Karel Zeman, Zdenek Miler, Klimt traz uma visão geral sobre o desenvolvimento desta arte, que começa na idade média com a tradição tcheca de bonecos, percorrendo o movimento surrealista tcheco e outras expressões artísticas.

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Aurel Klimt

PRAGA - REPÚBLICA CHECA

Renomado diretor e professor da FAMU (Escola de Cinema e Televisão da Academia de Artes Cenicas de Praga) é o convidado internacional do Festival Anim!Arte 2019. Nascido em Zilina, Eslovákia. Em 1999 ele se graduou pelo Departamento de Animação da FAMU. Desde então Aurel Klimt leciona na Instituição e foi chefe do Departamento de Animação da FAMU de 2006 - 2015. Ele trabalha em seus próprios filmes animados como escritor, animador, editor, além de ser produtor executivo e diretor. Klimt escreveu e encenou duas peças de teatro de bonecos. Em Malesov (75km de Praga), ele coordena o Studio ZVON.

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fórum de educação e animação

10/10 • 13h • Planetário do Rio

A Animação foi durante muito tempo uma arte onde o conhecimento da técnica era necessariamente ensinada do ouvido de um druida para ouvido de outro druida. Uma arte para pessoas virtuosas, poucas, eleitas.

Hoje, com as novas tecnologias, o processo de produção da animação foi otimizado, e, através da internet, pode ser feito à distância e a diversas mãos. Mesmo assim, a Animação continua sendo uma profissão que requer diversos atributos específicos, porém bem mais democrática e divertida.

Na Animação contamos com uma linguagem singular, com características específicas e um conjunto de códigos formais e de conteúdo que são atualizados por novas técnicas e novos autores. Alguns marcos históricos da técnica de animação coincidem com o desenvolvimento de novas narrativas. É surpreendente acompanhar, o crescimento exponencial da animação em apenas um século de existência.

A Animação tem tido, ao longo dos tempos, importante papel no desenvolvimento da indústria cinematográfica como impulsionadora da investigação de aspectos tecnológicos e criativos através do movimento das imagens e se apresenta como um dos mais importantes setores da produção audiovisual e da indústria da comunicação. Acredito que o ensino regular da Animação nas escolas e universidades contribui para o registro e difusão do patrimônio imaterial da arte da Animação.

Cláudia Bolshaw
Professora e Coordenadora do N.A.D.A. PUC-Rio

N.A.D.A.

N.A.D.A.

PUC - RIO

O N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) é um núcleo de pesquisa desenvolvedor de projetos relacionadas à animação e artes sequenciais produzidos no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Criado pela Professora Cláudia Bolshaw em 2002, já produziu mais de 40 curtas, grande parte selecionados e premiados em festivais ao redor do mundo. A equipe atual do N.A.D.A. é composta pelos alunos Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Gabryel Tarouquela, Guilherme Moyna, Helena Vilar, Luma Rodrigues, Leticia De Vicq e Marina Telles.

UVA

UVA - Universidade Veiga de Almeida - rj

Desde 2006, o curso de graduação tecnológica em Design de Animação (até 2018 chamado de Design Gráfico - Ilustração e Animação Digital) da Universidade Veiga de Almeida vem formando profissionais para atuarem no mercado de animação. Com um currículo que une teoria e prática, o aluno tem a oportunidade de desenvolver seu processo criativo ao mesmo tempo que vai se familiarizando com as ferramentas para produzir animações em diversas técnicas. O resultado mais marcante dessa história de mais de 13 anos são os diversos alunos e ex-alunos que foram premiados em diversos festivais de animação e hoje trabalham nos principais estúdios do Brasil e do Mundo.

Estúdio Escola

Estúdio Escola DE ANIMAção

O Estúdio Escola de Animação é um programa voltado para o ensino e disseminação da linguagem da animação brasileira. Uma iniciativa totalmente gratuita, de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos, que já capacitou mais de 260 estudantes em 7 anos de atuação. O projeto proporciona um primeiro contato com o segmento da animação, onde em um ambiente de estúdio profissional, durante 5 meses, nossos alunos produzem coletivamente um curta 100% autoral. Nessa jornada, aulas de roteiro, ilustração, rigging, edição, storyboard, criação de personagens e cenários com profissionais experientes e com acesso às ferramentas mais avançadas do mercado. Para falar dessa vivência formativa, da metodologia do projeto e apresentar os resultados desse trabalho, contaremos com Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura, correalizadora do projeto.

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